Planejamento Patrimonial


O assunto não se resume a um mero planejamento tributário mas alcança o complexo projeto, estratégia de manutenção e preservação do patrimônio do empresário empreendedor contra os riscos e custos inerentes do próprio negócio, tais como planos econômicos, nova regulamentação de determinado mercado, crises mundiais, golpes de estado e principalmente a sucessão familiar.

O planejamento patrimonial não se presta a manobras societárias para não pagar tributos e fraudar o fisco ou credores, mas para assegurar licitamente a continuidade da atividade econômica do contribuinte.

Neste sentido, conhecedores da legislação, fazemos o trabalho de planejamento patrimonial visando assegurar uma eficaz proteção aos bens de titularidade do interessado.

Conhecer e proteger-se das situações que podem constringir o patrimônio empresarial e pessoal é tão importante quanto conhecer o próprio negócio.

É fundamental que o trabalho seja feito de maneira completa e continua, para não tornar-se apenas uma mera simulação de negócios, feita de maneira fracionada ou descontinuada. O planejamento não é um ato mas um trabalho ao longo da atividade negocial. Deve ser implementado pelo empresário e perpetuado pelos herdeiros.

A proteção patrimonial deve acontecer de uma forma passiva, com estruturas societárias e recursos jurídicos resistentes, que sob eventual ameaça, nada sofram de prejuízo. O planejamento patrimonial deve ser parte da atividade econômica empreendedora.

É vital que seja feito por profissionais experientes e especializados, com foco e dedicação artesanal na orientação do interessado e dos beneficiários.

Não é simples planejamento tributário mas sim preservação de riquezas empresariais e viabilidade econômica.

Seus custos são ínfimos em função dos benefícios e segurança alcançados.