2 de set. de 2013

CCEE divulga PLD da primeira semana de setembro de 2013



A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE divulgou na última sexta-feira, 30/8, o Preço de Liquidação das Diferenças - PLD para o período de 31 de agosto a 6 de setembro de 2013.

Os valores de PLD resultaram em um PLD médio de R$ 257,13/MWh para os submercados Sudeste, Nordeste e Norte, enquanto o preço médio para o Sul ficou em R$ 246,32/MWh.

A elevação dos preços em relação à última semana de agosto decorre principalmente de dois fatores. O primeiro é a utilização de uma função de custo futuro menos otimista, calculada com base em energias afluentes passadas inferiores às consideradas no mês anterior e influenciada pela consideração do CVaR.

O segundo fator se refere à redução das afluências previstas no Sistema Interligado Nacional – SIN.

O limite de envio de energia do submercado Sul para o Sudeste foi atingido em todos os patamares de carga e resultou em diferença de preços entre estes submercados.

Nova metodologia CVaR
A Resolução nº 3/2013 do Conselho Nacional de Política Energética – CNPE estabeleceu diretrizes para a internalização de mecanismos de aversão a risco nos programas computacionais para estudos energéticos e formação de preço. Ficou estabelecido que o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – CEPEL deveria implementar a metodologia até 31 de maio de 2013, enquanto que a CPAMP realizaria os testes de validação até 31 de julho de 2013.

Os marcos citados foram cumpridos e, após realização durante o mês de agosto, de força tarefa para a validação dos modelos e da Audiência Pública nº 86/2013, as versões dos modelos computacionais considerando a internalização do mecanismo de aversão ao risco foram aprovadas por meio do Despacho ANEEL nº 2.978/2013. As novas versões serão utilizadas a partir da primeira semana operativa de setembro de 2013.

O mecanismo de aversão ao risco que passa a ser considerado é o Valor condicionado a um dado risco – CVaR, mecanismo que busca dar maior importância aos cenários hidrológicos mais críticos. Ou seja: a partir de agora, além de o modelo procurar minimizar o valor esperado do custo total de operação, ele também considera uma parcela adicional referente ao custo dos cenários hidrológicos mais críticos.

Com a implementação de tal mecanismo, o cálculo dos valores de PLD1 e PLDfinal não será mais realizado, sendo calculados apenas os valores de PLD.

A análise detalhada do comportamento do PLD pode ser encontrada no boletim InfoPLD, divulgado semanalmente no site da CCEE.